Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3733
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Lealdade institucional: a comunicação interna em tempos de flexibilidade
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Taynée Mendes
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Aborda os atuais desafios da comunicação interna nas organizações, tendo em vista as recentes mudanças na sociedade capitalista, principalmente na relação entre empregado e organização. Na sociedade contemporânea, a organização puramente burocrática deu lugar a uma instituição dotada de uma eficiente estrutura de comunicação. Como a flexibilidade e o comprometimento superficial ditam as relações de trabalho atualmente, a comunicação interna, enquanto dirigida ao público interno da organização, sofre alterações de ordem prática e teórica. Diante da conjuntura das organizações do século XXI, em que a informação e a fragmentação constituem marcas arraigadas ao seu funcionamento, como pensar discursos e práticas duradouras de comunicação dentro das organizações? E como gerir a comunicação interna em um mundo cada vez mais “flexível”? Ao contextualizar essa transição, o presente trabalho procura apontar os principais desafios para entender e lidar com esta nova dinâmica no campo da comunicação organizacional.
Palavras-chave: Comunicação organizacional
Comunicação na administração
Gestão da comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Fev-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VIEIRA, Taynée Mendes. Lealdade institucional: a comunicação interna em tempos de flexibilidade. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TVieira.pdf385.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.