Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3806
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo de ficção: humor e sensacionalismo nos noticiários de mentira
Autor(es)/Inventor(es): Maciel, João Pedro Dutra
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Retrata o aparecimento de falsos noticiários na mídia brasileira, que inventam reportagens com o objetivo de divertir a audiência. Por mais que seu conteúdo soe absurdo e engraçado, o Jornalismo de Ficção aproxima-se tanto do jornalismo tradicional e de suas linguagens que, por muitas vezes, consegue levar o público a acreditar no que está sendo noticiado. A partir da conceituação teórica das noções de infotainment e fait divers, procura-se entender as condições que levaram ao desenvolvimento de uma indústria voltada para o jornalismo ficcional. Além de um estudo histórico que remonta as origens do humor e do sensacionalismo, os dois pilares sobre os quais se sustentam as “notícias de mentira”, esse projeto inclui ainda um estudo de caso, do jornal O Sensacionalista, que pretende exemplificar e detalhar os recursos comunicacionais utilizados pelo Jornalismo de Ficção.
Palavras-chave: Jornalismo sensacionalista
Ficção
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACIEL, João Pedro Dutra. Jornalismo de ficção: humor e sensacionalismo nos noticiários de mentira. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMaciel.pdf904.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.