Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3907
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reflexões sobre as dificuldades de inserção da música latina no Brasil: por que as canções em espanhol têm dificuldades de fazer sucesso no país?
Author(s)/Inventor(s): Araujo, Karen dos Santos
Advisor: Herschmann, Micael Maiolino
Abstract: A música latina tem problemas de inserção no mercado brasileiro. A partir dessa premissa, a pesquisa aborda hipóteses de porque as canções em espanhol não fazem sucesso na indústria fonográfica no Brasil, que tem uma clara preferência pelo cancioneiro anglo-saxônico, além das músicas locais. Com dados, entrevistas e textos de teóricos, é apresentado um panorama do estado atual das canções em espanhol no país e os possíveis motivos para essa realidade contemporânea. A pesquisa também mostra uma breve história do mercado fonográfico da América Latina e Espanha, além de tratar de suas repercussões entre as majors, indies e as oportunidades atuais da internet para esse nicho. Essas novas opções da web se juntam com outras iniciativas que divulgam a música em espanhol no Brasil, e melhoraram sua penetração no país, mas será suficiente para transformar a indústria fonográfica brasileira em um mercado mais justo?
Keywords: Música
Língua espanhola
Aspectos sociais
Aspectos culturais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Jul-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAUJO, Karen dos Santos. Reflexões sobre as dificuldades de inserção da música latina no Brasil: por que as canções em espanhol têm dificuldades de fazer sucesso no país?. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAraujo.pdf549.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.