Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3932
Tipo: Dissertação
Título: Ensaios de adensamento edométrico com taxa constante de deformação específica relacionada ao tempo na argila do Sarapuí
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Sérgio Roberto Ladeira
Orientador: Almeida, Marcio de Souza Soares de
Resumo: Inicialmente, apresenta-se neste trabalho uma revisão bibliográfica de temas relativos a procedimentos utilizados no ensaio de adensamento edométrico convencional. Comparam-se, também, os resultados deste tipo de experimento com os advindos dos ensaios realizados no aparelho TRICON. A seguir, são revistos os ensaios com carregamento continuamente crescente com o tempo, dando-se especial relevo ao caso em que a taxa de deformação específica relacionada ao tempo é mantida constante. Faz-se, ainda, uma descrição do equipamento, do sistema automático de aquisição e processamento de dados e do procedimento de que se valeu para executar os ensaios de adensamento com taxa constante de deformação específica relacionada ao tempo. Ressalta-se, em particular, o método proposto para a determinação da velocidade de ensaio. Finalmente, cotejam-se os resultados destes experimentos com os dos convencionais.
Resumo: This work initiates with a review of some important issues related to oedometer consolidation test procedures. In addition, a comparison of conventional test with TRICON consolidation tests is also presented. Monotonic increasing with time loading consolidation tests are subsequently reviewed with especial attention to the type whose rate of strain remains constant. Equipment, automated data acquisition system and procedures used to perform constant rate of strain consolidation tests are also described. Particular emphasis is given to a proposed method to define the velocity to be used in these tests. Finally, the results of constant rate of strain consolidation tests are compared to conventional consolidation tests one’s.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-1989
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
170278.pdf8.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.