Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3975
Tipo: Dissertação
Título: Estudo do comportamento pós-crítico de paredes esbeltas de perfis metálicos
Autor(es)/Inventor(es): Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Orientador: Batista, Eduardo de Miranda
Resumo: Apresenta-se neste trabalho um estudo teórico-experimental do comportamento pós-crítico de perfis de chapa dobrada e paredes esbeltas. Os resultados experimentais são confrontados com propostas teóricas baseadas no método das larguras efetivas e servem para analisar e comparar vários modelos e formulações. O trabalho experimental inclui o ensaio de três corpos de prova formados por perfis com seção C e sujeitos à compressão centrada. Com base nos resultados obtidos através do acompanhamento experimental destes corpos de prova, propõe-se uma formulação geral para descrever o seu comportamento pós-crítico até a ruína. A formulação proposta é confrontada com especificações existentes em normas de projeto bem como outras proposições conhecidas na literatura. É também analisada a aplicabilidade da equação proposta em estudos numéricos através de um programa de elementos finitos, sendo os resultados confrontados com aqueles obtidos experimentalmente. A análise e comparação com resultados experimentais se faz tanto para a descrição de comportamento quanto para valores de cargas últimas obtidas.
Resumo : The results from theorical-experimental studies of post-critical behaviour ofthin-walled cold-formed steel sections are presented. The experimental results are compared to theoretical predictions based on the effective width method and are used to assess several design prescriptions and past propositions. The experimental investigation incluedd tests of three specimens formed by lipped channel profiles under concentric loading. Based on the experimental measurements, a general formulation to describe the post-critical behaviour up to the failure was developed. The proposed formulation is compared to design codes prescriptions as well as some others approaches. The aplicability of the proposed formulation in numerical studies, with the help of a finite element code is analysed and compared to some other experimental results. Also the analysis and comparison with the experimental results are carried out to verify both the behaviour and the ultimate loads.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-1991
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3975
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