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Tipo: Dissertação
Título: Aplicação do M.E.F. na análise do colapso de tubulações submarinas para águas profundas
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Beatriz de Souza Leite Pires de
Orientador: Ebecken, Nelson Francisco Favilla
Resumo: Este trabalho se refere ao cálculo da carga de colapso de tubulações submarinas para águas profundas, sujeitas a altas pressões hidrostáticas externas. Estas tubulações possuem uma relação D/t muito baixa, exigindo portanto critérios mais rigorosos em sua análise e dimensionamento. A análise é feita através do Método dos Elementos Finitos (M.E.F), utilizando elementos de casca isoparamétricos degenerados. Na formulação do elemento são considerados efeitos não-lineares geométricos e físicos. Para representar o comportamento da plastificação através da espessura do tubo, utiliza-se um modelo em camadas. A determinação da instabilidade é implementada através de uma análise não-linear completa, com um procedimento incremental-iterativo baseado no Método de Newton-Raphson modificado. Esta implementação é feita em conjunto com uma técnica de controle de deslocamentos.
Resumo : This work presents developments on the numerical analysis and determination of collapse loads in deepwater pipelines, which are subjected to high external hydrostatic pressures. These pipelines present very small diameter-to-thickness ratios, thus requiring rigorous considerations on their analysis and design. The Finite Element Method (F.E.M.) is considered in these developments, where the pipeline is discretized using nonlinear isoparametric shell elements, which accounts for geometric and material nonlinearities. Plastification across the thickness is represented by using a layered model. The collapse analysis is performed through an incremental-iterative nonlinear analysis, based on the Newton-Raphson method, and also employing a special displacement-control technique.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-1991
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3980
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