Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3989
Tipo: Dissertação
Título: Barragem de enrocamento com face de concreto: simulação e parametrização por elementos finitos
Autor(es)/Inventor(es): Crispel, Flávio Alberto
Orientador: Mahler, Claudio Fernando
Resumo: Com o objetivo de observar de que maneira a deformação da laje da barragem de enrocamento com face de concreto é afetada pela colocação de materiais menos rígidos na sua porção de jusante, realiza-se a simulação da construção e enchimento da barragem de Foz do Areia e uma parametrização das características de rigidez do enrocamento. Esse estudo é feito com o auxílio de um programa de computador de elementos finitos, o CONSAT (MAHLER e PEREIRA, 1988), desenvolvido na COPPE/UFRJ. Apresenta-se também uma ampla revisão da técnica atual do projeto e construção das barragens de enrocamento com face de concreto.
Resumo: To evaluate how the movements of the face slab of concrete face rockfill dam are influenced by having soft materials on the downstream portion of the dam, the construction and impoundment of Foz do Areia Dam is reproduced and a parametric analysis of the characteristics of rockfill stiffness is carried on. This study is done using the finite elements computer program CONSAT (MAHLER and PEREIRA, 1988) developed at COPPE/UFRJ. A wide review of the state of the art of design and construction of concrete face rockfill dams is also presented.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-1991
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
172852.pdf4.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.