Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4022
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Feminismo e príncipes encantados: a representação feminina nos filmes de princesa da Disney
Autor(es)/Inventor(es): Breder, Fernanda Cabanez
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Analisa a representação do papel da mulher na sociedade e do que seria considerado uma “mulher ideal”, conforme observado nos chamados “filmes de princesa” dos estúdios de animação Walt Disney. Começando com a princesa “dona de casa” à espera de um príncipe encantado em A Branca de Neve, de 1937, chega-se à princesa rebelde, em busca de independência e subvertendo regras em Valente, de 2012. Apesar disso, valores culturais da classe hegemônica e um mesmo “padrão de beleza”, que envolve magreza e delicadeza, continuam presentes em todos os filmes e são divulgados e legitimados por eles. A pesquisa aborda esta questão de gênero, investigando possíveis causas e consequências da obsessão em princesas. Também é explorado o contínuo sucesso dos contos de fadas através de séculos já que este gênero narrativo tem forte repercussão no imaginário popular e suscita até hoje diversas releituras.
Palavras-chave: Feminismo
Gênero
Animação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BREDER, Fernanda Cabanez. Feminismo e príncipes encantados: a representação feminina nos filmes de princesa da Disney. 2013. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FBreder.pdf733.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.