Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4069
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise do documentário: “A educação proibida” : novas formas de educar
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Daiane de Aquino
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: Pesquisa bibliográfica dividida em dois capítulos e teve como objetivo principal a análise histórica educacional baseada nas discussões do documentário “A Educação Proibida”, produzido na Argentina no ano 2012 com a participação de profissionais acadêmicos de países Latino Americanos. Através de suas análises embasadas e pontos de vista pode-se sintetizar como a educação tradicional é criticada nos dias atuais. Autores peça chave foram utilizados pelos entrevistados do documentário para melhor compreensão crítica do tema “educação” e suas nuances na escola. Algumas das propostas e princípios pedagógicos que são citados no filme são: Método Montessori; Pedagogia Waldorf (Rudolf Steiner); Pedagogia Crítica; Pedagogia Liberadora (Paulo Freire); Método Pestalozzi; Método Freinet; A Escola Livre; A Escola Ativa; Pedagogia Sistêmica; Educação Personalizada; Pedagogia Logosófica, entre outros, entretanto não serão aprofundados. Assim, a educação tradicional e o novo modelo educativo vão sendo verificados e analisados para melhor esclarecimento sobre os pontos contra e a favor de ambos. Contudo, o documentário “A Educação Proibida”, serviu como principal meio para exemplificar a passagem desses duzentos anos na educação. Autores como: Paulo Freire, Sebastião Rocha e Rubem Alves serviram de inspiração e referência nesta pesquisa.
Keywords: Ensino fundamental
Documentário
Prática de ensino
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Nov-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Daiane de Aquino. Análise do documentário: “A educação proibida” : novas formas de educar. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAOliveira.pdf837,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.