Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/4069
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Análise do documentário: “A educação proibida” : novas formas de educar |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Daiane de Aquino |
Tutor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Resumen: | Pesquisa bibliográfica dividida em dois capítulos e teve como objetivo principal a análise histórica educacional baseada nas discussões do documentário “A Educação Proibida”, produzido na Argentina no ano 2012 com a participação de profissionais acadêmicos de países Latino Americanos. Através de suas análises embasadas e pontos de vista pode-se sintetizar como a educação tradicional é criticada nos dias atuais. Autores peça chave foram utilizados pelos entrevistados do documentário para melhor compreensão crítica do tema “educação” e suas nuances na escola. Algumas das propostas e princípios pedagógicos que são citados no filme são: Método Montessori; Pedagogia Waldorf (Rudolf Steiner); Pedagogia Crítica; Pedagogia Liberadora (Paulo Freire); Método Pestalozzi; Método Freinet; A Escola Livre; A Escola Ativa; Pedagogia Sistêmica; Educação Personalizada; Pedagogia Logosófica, entre outros, entretanto não serão aprofundados. Assim, a educação tradicional e o novo modelo educativo vão sendo verificados e analisados para melhor esclarecimento sobre os pontos contra e a favor de ambos. Contudo, o documentário “A Educação Proibida”, serviu como principal meio para exemplificar a passagem desses duzentos anos na educação. Autores como: Paulo Freire, Sebastião Rocha e Rubem Alves serviram de inspiração e referência nesta pesquisa. |
Materia: | Ensino fundamental Documentário Prática de ensino |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 3-nov-2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | OLIVEIRA, Daiane de Aquino. Análise do documentário: “A educação proibida” : novas formas de educar. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAOliveira.pdf | 837.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.