Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4069
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Análise do documentário: “A educação proibida” : novas formas de educar |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Daiane de Aquino |
Orientador: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Resumo: | Pesquisa bibliográfica dividida em dois capítulos e teve como objetivo principal a análise histórica educacional baseada nas discussões do documentário “A Educação Proibida”, produzido na Argentina no ano 2012 com a participação de profissionais acadêmicos de países Latino Americanos. Através de suas análises embasadas e pontos de vista pode-se sintetizar como a educação tradicional é criticada nos dias atuais. Autores peça chave foram utilizados pelos entrevistados do documentário para melhor compreensão crítica do tema “educação” e suas nuances na escola. Algumas das propostas e princípios pedagógicos que são citados no filme são: Método Montessori; Pedagogia Waldorf (Rudolf Steiner); Pedagogia Crítica; Pedagogia Liberadora (Paulo Freire); Método Pestalozzi; Método Freinet; A Escola Livre; A Escola Ativa; Pedagogia Sistêmica; Educação Personalizada; Pedagogia Logosófica, entre outros, entretanto não serão aprofundados. Assim, a educação tradicional e o novo modelo educativo vão sendo verificados e analisados para melhor esclarecimento sobre os pontos contra e a favor de ambos. Contudo, o documentário “A Educação Proibida”, serviu como principal meio para exemplificar a passagem desses duzentos anos na educação. Autores como: Paulo Freire, Sebastião Rocha e Rubem Alves serviram de inspiração e referência nesta pesquisa. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Documentário Prática de ensino |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 3-Nov-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | OLIVEIRA, Daiane de Aquino. Análise do documentário: “A educação proibida” : novas formas de educar. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAOliveira.pdf | 837.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.