Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4114
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização geofísica pelo método de caminhamento elétrico do aquífero Mangue de Pedra, Armação dos Búzios, RJ
Autor(es)/Inventor(es): Cicco, Rafael Cravo de
Orientador: Mansur, Kátia Leite
Coorientador: Braga, Marco Antonio da Silva
Resumo: Localizado no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no município de Armação de Búzios, encontra-se o Mangue de Pedra, um ecossistema extremamente raro e único, de grande importância geológica, ecológica e social. Ao contrário de outras ocorrências comuns de manguezal, com substrato lamoso, este encontra-se sobre um substrato coberto de areia fina a matacão. Sua ocorrência não seria possível se não fosse a presença de um aquífero cuja descarga se dá na encosta e na base da praia onde ocorre o manguezal. Este capta o fluxo de água doce que ocorre na sua área de recarga e o armazena. A água do aquífero em contato com a água salgada do mar gera um ambiente com uma água salobra e esta é uma condição importante para a existência do Mangue de Pedra. O presente trabalho buscou, utilizando o método de Caminhamento Elétrico, fazer um levantamento geofísico da área do Mangue de Pedra, visando identificar estruturas geológicas e o comportamento do aquífero na área de ocorrência do manguezal. Para tal, realizou-se o levantamento de cinco linhas elétricas, sendo três na praia do manguezal, onde os resultados apontam forte influência de água salgada, indicada pelos baixos valores de resistividade, e mais duas na Rua Carlito Gonçalves, onde os resultados mostram ambiente diferente da praia, com terreno mais seco próximo à superfície, e redução da resistividade conforme o aumento da profundidade, indicando uma faixa sem presença de água em superfície e baixa profundidade, e a presença de água doce em profundidades maiores. Utilizou-se o resultado das linhas elétricas e o modelo digital de elevação da área para gerar modelos em 3D da região, com as linhas elétricas posicionadas e georreferenciadas. As análises dos resultados indicam de fato um fluxo de águas subterrâneas fluindo em direção ao aquífero, além de apontarem a presença de uma falha no limite norte do Mangue de Pedra.
Palavras-chave: Hidrogeologia
Geofísica
Mangue de Pedra (Rio de Janeiro, Brasil)
Manguezal
Caminhamento elétrico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::HIDROGEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4114
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CICCO, R.C.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.