Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4148
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social do Projeto S11D da Vale S.A. em Canaã dos Carajás - PA
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Matheus Cabral Alves
Orientador: Motta, Regis da Rocha
Resumo: Apresenta a importância da explotação das jazidas de minério de ferro no Brasil, em especial o projeto S11D, na província mineral de Carajás, localizada no Estado do Pará, e os impactos desta explotação para a composição da economia estadual, além dos avanços tecnológicos e sociais. O Brasil possui uma das maiores jazidas de minério de ferro do mundo e exporta esse produto para diversos países, destacando-se Estados Unidos e a China como principais compradores, que impacta diretamente na composição do PIB brasileiro. A associação de tecnologias de lavra no estado da arte em jazidas de minério de ferro de alta qualidade foi determinante para esclarecer a importância da sua explotação. Cabe destacar que o Projeto S11D tem como ponto alto a baixa ou nenhuma produção de rejeitos, que deixam de impactar negativamente o meio ambiente da região do sul do Pará. O trabalho consistirá numa pesquisa bibliográfica sobre o tema junto a trabalhos de dissertação, leitura de livros e pesquisas em revistas especializadas e de autores renomados, que visam apresentar ao leitor a dinâmica utilizada no intuito de esclarecer a importância do assunto, tanto do ponto de vista geológico quanto econômico. Ao final do trabalho buscar-se-á concluir sobre a importância econômica do Projeto e suas implicações na economia do Estado do Pará, bem como esclarecer a viabilidade de um projeto desta monta sem provocar danos significativos ao ecossistema local.
Palavras-chave: Exploração mineral
Serra dos Carajás (PA)
Minério de ferro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::PROSPECCAO MINERAL
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Nov-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOREIRA, M.C.A.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.