Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/4199
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Pereira, Adriana Farias |
Tutor: | Koslinski, Mariane Campelo |
Resumen: | Absenteísmo é um termo utilizado para representar a ausência do funcionário ao trabalho. Sendo assim, o presente trabalho é parte de uma monografia de conclusão de curso que investiga se o perfil de liderança/clima escolar, entre outros fatores, está associado ao absenteísmo docente. Para além disso, o estudo pretende observar se a implementação da política de responsabilização escolar da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, Prêmio Anual de Desempenho, foi acompanhada por redução das ausências dos professores em sala de aula. A pesquisa utilizou um indicador de absenteísmo docente (proxy) para fornecer uma medida aproximada sobre as frequências docentes, já que não foi possível acessar esses dados a partir dos sistemas de informação da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Esse indicador foi elaborado a partir dos questionários contextuais da Prova Brasil (2007-2013) respondidos pelos diretores e professores das escolas municipais do Rio de Janeiro. Dessa forma, o presente estudo contou com análises descritivas da percepção dos diretores e professores sobre o absenteísmo docente ao longo do tempo, cujos resultados apontam que em 2013 houve um aumento considerável da percepção dos diretores sobre o absenteísmo como problema, de 18,6%. Ademais, foram utilizados modelos de regressão logística para estimar a probabilidade do diretor perceber o absenteísmo docente como um problema na escola, controlando variáveis. Os resultados encontrados nessas análises sugerem que, ainda que as condições de trabalho e o nível socioeconômico dos alunos estejam associados à percepção do absenteísmo docente, encontramos também evidências de que quanto maior é a colaboração docente e o perfil de liderança, a percepção de absenteísmo é menor. Outro resultado observado a partir dessas análises mostrou que os diretores mais novos têm quase 2 vezes mais chances de perceber absenteísmo docente como um problema, se comparados com diretores que tem 3 ou mais anos de experiência na direção da escola. |
Materia: | Administração pública Absenteísmo Professores |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | sep-2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | PEREIRA, Adriana Farias. Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AFPereira.pdf | 544.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.