Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4203
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : influência da temperatura na dinâmica oscilatória da Reação Bromato-Ácido Oxálico-Acetona-Manganês (II) em batelada
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Evelyn da Motta Frères de
Tutor: Faria, Roberto de Barros
Resumen: O estudo do campo das reações oscilantes teve início em 1951, quando Boris Belousov observou pela primeira vez o fenômeno oscilatório numa mistura reacional contendo bromato de potássio, sulfato cérico, ácido cítrico e ácido sulfúrico. Anatol M. Zhabotinsky começou a estudar o fenômeno oscilatório produzido por esse sistema em 1961. As primeiras publicações de Zhabotinsky consistiam num aprofundamento no estudo desse sistema químico. Zhabotinsky substituiu o ácido cítrico pelo ácido malônico, executou experimentos de mudança de fase e injeção em pulso de Br-, Ag+ e Ce3+ de modo a descobrir o agente inibidor da reação e propôs as bases mecanísticas que explicavam as oscilações observadas. Desta forma, denominase reação Belousov-Zhabotinsky (BZ) os sistemas químicos oscilantes em que ocorre a oxidação de um substrato orgânico por bromato, em meio ácido, e catalisado por um metal. As reações BZ acabaram se tornando um modelo no campo de estudo das reações oscilantes. Entretanto, apesar dos constantes avanços no estudo deste tipo de sistema, algumas de suas propriedades, como a influência da temperatura na dinâmica oscilatória, ainda não são muito bem entendidas. O objetivo do presente trabalho foi investigar o efeito da temperatura em uma das variantes do sistema BZ, a reação bromato-ácido oxálico-acetona-manganês (II). A evolução temporal do sistema foi estudada em diferentes temperaturas por meio do monitoramento da absorvância da mistura no comprimento de onda de 310 nm. A medida do período de oscilação em cada temperatura permitiu calcular a energia de ativação aparente desta reação oscilante. Foram também avaliados como o período das oscilações e o período de indução pré-oscilatório variam com a temperatura.
Materia: Reações oscilantes
Belousov-Zhabotinsky
Temperatura
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EMFSouza.pdf439.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.