Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4211
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Carolina Silva Ponciano dos
Orientador: Souza, Elaine Constant Pereira de
Resumo: A pesquisa realizada buscou responder, de forma breve, de que maneira práticas avaliativas dinamizadas em instituições escolares podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Para isso, todo o trabalho foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico, baseando-se em pesquisa qualitativa, discorrendo-se sobre perspectivas avaliativas ainda praticadas em nosso país, suas principais problemáticas e os avanços nos estudos de metodologias pedagógicas disseminadas, pondo em destaque a avaliação da aprendizagem praticada na Escola da Ponte, localizada em Portugal. Para isso, citações e influências de alguns autores como, por exemplo, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffman e Rubem Alves, foram exploradas no decorrer do trabalho. A fim de concluir a pesquisa, por hora, são apresentados questionamentos quanto aos modelos avaliativos vigentes, propondo que novos estudos sejam realizados com a intenção de fortalecer a percepção de que os alunos são os principais agentes de suas aprendizagens e merecem, também, reconhecimento e valorização na relação ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Escola pública
Avaliação da educação
Prática de ensino
Aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Carolina Silva Ponciano dos. Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4211
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSPSantos.pdf929,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.