Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4212
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A inclusão de alunos surdos na visão dos professores: uma realidade da rede regular de ensino do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Thereza Cristina Raquel Santos
Advisor: Silva, Adriana Ramos
Abstract: Discute a visão dos professores em relação à inclusão de alunos surdos em salas de aulas regulares. A pesquisa possui caráter qualitativo e partiu de uma análise bibliográfica, para então ir ao campo realizar entrevistas semiestruturadas com professores que vivenciam a realidade da inclusão. A pesquisa de campo foi realizada em um ambiente escolar do município do Rio de Janeiro considerado inclusivo, e a partir de entrevistas a perspectiva dos professores foi discutida. No primeiro momento, são apresentados os objetivos e a justificativa da pesquisa. No segundo momento, é discutida a educação de alunos surdos frente a algumas questões históricas e sociais. Em seguida, os resultados da pesquisa são analisados a partir da percepção dos próprios docentes. Por fim, são apresentadas as considerações finais do trabalho. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um maior estudo a respeito das especificidades que envolvem a inclusão de alunos surdos por parte dos docentes.
Keywords: Educação especial
Inclusão escolar
Prática de ensino
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Thereza Cristina Raquel Santos. A inclusão de alunos surdos na visão dos professores: uma realidade da rede regular de ensino do Rio de Janeiro. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4212
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCRSFerrerira.pdf463,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.