Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4212
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A inclusão de alunos surdos na visão dos professores: uma realidade da rede regular de ensino do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Thereza Cristina Raquel Santos
Orientador: Silva, Adriana Ramos
Resumo: Discute a visão dos professores em relação à inclusão de alunos surdos em salas de aulas regulares. A pesquisa possui caráter qualitativo e partiu de uma análise bibliográfica, para então ir ao campo realizar entrevistas semiestruturadas com professores que vivenciam a realidade da inclusão. A pesquisa de campo foi realizada em um ambiente escolar do município do Rio de Janeiro considerado inclusivo, e a partir de entrevistas a perspectiva dos professores foi discutida. No primeiro momento, são apresentados os objetivos e a justificativa da pesquisa. No segundo momento, é discutida a educação de alunos surdos frente a algumas questões históricas e sociais. Em seguida, os resultados da pesquisa são analisados a partir da percepção dos próprios docentes. Por fim, são apresentadas as considerações finais do trabalho. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um maior estudo a respeito das especificidades que envolvem a inclusão de alunos surdos por parte dos docentes.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão escolar
Prática de ensino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Thereza Cristina Raquel Santos. A inclusão de alunos surdos na visão dos professores: uma realidade da rede regular de ensino do Rio de Janeiro. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4212
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCRSFerrerira.pdf463,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.