Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4214
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A Escola da Ponte como espaço da formação para autonomia
Author(s)/Inventor(s): Honaiser, Sacha Bianca Martins Bello
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: Aborda a experiência de uma escola totalmente diferente de todas modalidades tradicionais. Nessa escola não há séries, turmas, aulas, testes, manuais. Não existem salas de aula, como estamos acostumados, e sim “lugares” onde cada aluno procura pessoas, ferramentas e soluções para o seu desenvolvimento e aprendizado. Nesses “espaços” testam seus conhecimentos e convivem com os demais alunos. São os “espaços educativos” e são designados por áreas ou pavilhões. Nesses espaços, os alunos formam grupos de acordo com seus interesses comuns e desenvolvem projetos de pesquisa. Existem também os estudos individuais, depois compartilhados com os outros colegas. Os alunos podem recorrer sempre a qualquer professor quando necessário. O objetivo do trabalho é de apresentar de forma bastante aprofundada o cotidiano dessa escola e como se dá sua prática pedagógica especialmente no que tange à formação de alunos autônomos. O referencial teórico nas obras de Rubem Alves e José Pacheco criador da Escola da Ponte. Nas considerações finais uma análise de suas práticas apontando como elas preparam alunos críticos e autônomos.
Keywords: Escola pública
Prática de ensino
Emancipação
Aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HONAISER, Sacha Bianca Martins Bello. A Escola da Ponte como espaço da formação para autonomia. 2016. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4214
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SBMBHonaiser.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.