Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4216
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise
Author(s)/Inventor(s): Silva, Raisa de Paula Fernandes da
Advisor: Carneiro, Cristiana
Abstract: O objetivo compreender quais são as dificuldades de aprendizagem a partir de um estudo de caso realizado com uma adolescente diagnosticada com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dificuldades de aprendizagem. Para isto buscamos aprofundar sobre o tema com o intuito de entender melhor como as dificuldades de aprendizagem são definidas/conceituadas, para que pudéssemos analisar o caso e verificar se realmente esse diagnóstico se configuraria. Além disso, foi importante trazer para a discussão a questão da aprendizagem e de como esta se dá. Termos como o mal-estar, estilos cognitivos e de aprendizagem foram utilizados para ampliar debate sobre as dificuldades de aprendizagem. Esta ampliação permitiu uma nova compreensão sobre o diagnóstico de adolescentes em relação à escola. Metodologicamente temos a pesquisa bibliográfica articulada ao estudo de caso e à pesquisa intervenção. Para a fundamentação teórica lançamos mão de autores como: Fonseca, Kupfer, Smith e Strick, Fernández, Lajonquière, Nunes e Silveira, Paín, Freud, dentre outros.
Keywords: Psicologia educacional
Hiperatividade
Aprendizagem
Agressividade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Raisa de Paula Fernandes da. Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise. 2016. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4216
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPFSilva.pdf632,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.