Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValentim, Igor Vinicius Lima-
dc.contributor.authorSilva, Oton Araujo Duarte da-
dc.date.accessioned2018-07-04T18:23:21Z-
dc.date.available2018-07-06T03:00:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Oton Araujo Duarte da. O que eu tô fazendo aqui?: os motivos de permanência dos concluintes na graduação em Pedagogia na UFRJ. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4221-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO que eu tô fazendo aqui?: os motivos de permanência dos concluintes na graduação em Pedagogia na UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2078256071369828pt_BR
dc.contributor.referee1Bocchetti, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5057082184074025pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9101792815651430pt_BR
dc.description.resumoExplora a trajetória universitária do estudante concluinte do curso de Pedagogia da UFRJ, desde o seu ingresso até a sua fase de conclusão, procurando também conhecer as suas perspectivas futuras após a sua graduação na instituição. O objetivo é investigar os motivos para a permanência e conclusão dos discentes formandos, através da aplicação de um questionário e o diálogo com autores que discutem o currículo do curso de Pedagogia como Libâneo (2006) e outras autoras como Heringer e Honorato (2015), Zago (2006) e Bardagi, Lassance e Paradiso (2003) que pesquisaram universitários a respeito dos temas também abordados aqui como: escolha do curso, dificuldades de permanência e projeções de carreira depois de graduado. Contudo, esta monografia mostra o quão diversos são os perfis estudantis encontrados na FE-UFRJ, como as suas expectativas e de formação a realidade universitária que encontram afetam a sua trajetória acadêmica e profissional e os motivos para estes estudantes estarem se formando na instituição. Além disto, é observado como a formação discente num mesmo ambiente acadêmico pode ser tão distinta e particular para cada estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ODuarte.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.