Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4221
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Valentim, Igor Vinicius Lima | - |
dc.contributor.author | Silva, Oton Araujo Duarte da | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T18:23:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Oton Araujo Duarte da. O que eu tô fazendo aqui?: os motivos de permanência dos concluintes na graduação em Pedagogia na UFRJ. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4221 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O que eu tô fazendo aqui?: os motivos de permanência dos concluintes na graduação em Pedagogia na UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2078256071369828 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bocchetti, André | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5057082184074025 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9101792815651430 | pt_BR |
dc.description.resumo | Explora a trajetória universitária do estudante concluinte do curso de Pedagogia da UFRJ, desde o seu ingresso até a sua fase de conclusão, procurando também conhecer as suas perspectivas futuras após a sua graduação na instituição. O objetivo é investigar os motivos para a permanência e conclusão dos discentes formandos, através da aplicação de um questionário e o diálogo com autores que discutem o currículo do curso de Pedagogia como Libâneo (2006) e outras autoras como Heringer e Honorato (2015), Zago (2006) e Bardagi, Lassance e Paradiso (2003) que pesquisaram universitários a respeito dos temas também abordados aqui como: escolha do curso, dificuldades de permanência e projeções de carreira depois de graduado. Contudo, esta monografia mostra o quão diversos são os perfis estudantis encontrados na FE-UFRJ, como as suas expectativas e de formação a realidade universitária que encontram afetam a sua trajetória acadêmica e profissional e os motivos para estes estudantes estarem se formando na instituição. Além disto, é observado como a formação discente num mesmo ambiente acadêmico pode ser tão distinta e particular para cada estudante. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ODuarte.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.