Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4237
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo do Complexo de Lobos e de canais do sistema turbidítico moderno Almirante Câmara - Bacia de Campos através da imagem sísmica 3D
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Marcelo Rezende da
Orientador: Abreu, Carlos Jorge de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar o complexo de lobos e canais do sistema turbidítico moderno Almirante Câmara, da bacia de Campos. Atualmente, com a abertura do mercado brasileiro à exploração do petróleo, tecnologias de vanguardas tem sido utilizadas pelas grandes empresas petrolíferas no sentido de descobrir novas reservas em mares cada vez mais profundos. O uso da técnica de imageamento e interpretação de sísmica 3D tem contribuído bastante nesse sentido. Considerando que 90% das reservas brasileiras de hidrocarboneto encontram-se em reservatórios turbidíticos de águas profundas, este trabalho tem o intuito de contribuir em estudos para a descoberta de novas reservas em fronteiras cada vez mais distantes. Usando o software PETREL da Cia. Schlumberger foi possível interpretar e imagear corpos turbidíticos depositados durante o pleistoceno/holoceno na bacia de Campos identificando 7 sismofácies previamente reconhecidas por Abreu (2005), onde fora usada sísmica 2D multicanal para a melhor compreensão da história evolutiva do complexo de lobos e canais. Dentre as principais conclusões deste trabalho a mais importante é o efeito da halocinese no arranjo arquitetônico dos lobos no sistema de complexo de lobos e canais do Almirante Câmara, confirmando dessa forma a tese ora sustentada por Abreu (2005).
Palavras-chave: Sísmica 3D
Turbidíticos
Halocinese
Bacia de Campos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA, M.R.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.