Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4249
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Piccinini, Cláudia Lino Piccinini | - |
dc.contributor.author | Oliva, Noemi Cristina Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-05T14:51:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVA, Noemi Cristina Xavier. Enunciados dicionarizados e do senso comum, a consolidação de discursos sobre classe social entre estudantes da pedagogia UFRJ e sua formação docente. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4249 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Classes sociais | pt_BR |
dc.title | Enunciados dicionarizados e do senso comum, a consolidação de discursos sobre classe social entre estudantes da pedagogia UFRJ e sua formação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6132296511797908 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magalhães, Ligia Karam Corrêa de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9487909514247094 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Corrêa , Rosa Maria | - |
dc.description.resumo | O objetivo inicial constituiu-se em entender a definição de classe com base em obras clássicas de Marx (1845, 1848,1852, 1867) e Engels (1845, 1848). Em seguida, dedicamo-nos em saber como são disseminados os verbetes de classe/classe social e quais sentidos circulam nas diversas áreas apresentadas, sendo analisados os verbetes em dois dicionários da língua portuguesa e cinco dicionários especializados, entre eles de política, economia e filosofia. Posteriormente, o objetivo foi entender e analisar como o conceito de classe vem sendo utilizado pelos estudantes de pedagogia da UFRJ, sendo aplicados 21 questionários teste e 78 questionários finais, que possibilitaram a coleta de dados e a análise. O objetivo final foi de entender a relação entre formação docente e classe social, tendo como base autores como Bourdieu (1966), Orso (2008), Marx e Engels (1869). A pesquisa teve como metodologia o modelo qualitativo, sendo realizado levantamento bibliográfico e estudo de caso através da aplicação dos questionários. Como resultados apontamos que somente se foi possível encontrar o verbete classe descrito como classe social nos dicionários especializados. E que confirmando a nossa hipótese inicial de pesquisa, o conceito de classe está sendo entendido pelos estudantes apenas como um critério de classificação econômica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NOliva.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.