Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4249
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Enunciados dicionarizados e do senso comum, a consolidação de discursos sobre classe social entre estudantes da pedagogia UFRJ e sua formação docente |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliva, Noemi Cristina Xavier |
Orientador: | Piccinini, Cláudia Lino Piccinini |
Resumo: | O objetivo inicial constituiu-se em entender a definição de classe com base em obras clássicas de Marx (1845, 1848,1852, 1867) e Engels (1845, 1848). Em seguida, dedicamo-nos em saber como são disseminados os verbetes de classe/classe social e quais sentidos circulam nas diversas áreas apresentadas, sendo analisados os verbetes em dois dicionários da língua portuguesa e cinco dicionários especializados, entre eles de política, economia e filosofia. Posteriormente, o objetivo foi entender e analisar como o conceito de classe vem sendo utilizado pelos estudantes de pedagogia da UFRJ, sendo aplicados 21 questionários teste e 78 questionários finais, que possibilitaram a coleta de dados e a análise. O objetivo final foi de entender a relação entre formação docente e classe social, tendo como base autores como Bourdieu (1966), Orso (2008), Marx e Engels (1869). A pesquisa teve como metodologia o modelo qualitativo, sendo realizado levantamento bibliográfico e estudo de caso através da aplicação dos questionários. Como resultados apontamos que somente se foi possível encontrar o verbete classe descrito como classe social nos dicionários especializados. E que confirmando a nossa hipótese inicial de pesquisa, o conceito de classe está sendo entendido pelos estudantes apenas como um critério de classificação econômica. |
Palavras-chave: | Educação Discurso Formação de professores Classes sociais |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | OLIVA, Noemi Cristina Xavier. Enunciados dicionarizados e do senso comum, a consolidação de discursos sobre classe social entre estudantes da pedagogia UFRJ e sua formação docente. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NOliva.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.