Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/4249
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Enunciados dicionarizados e do senso comum, a consolidação de discursos sobre classe social entre estudantes da pedagogia UFRJ e sua formação docente |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliva, Noemi Cristina Xavier |
Tutor: | Piccinini, Cláudia Lino Piccinini |
Resumen: | O objetivo inicial constituiu-se em entender a definição de classe com base em obras clássicas de Marx (1845, 1848,1852, 1867) e Engels (1845, 1848). Em seguida, dedicamo-nos em saber como são disseminados os verbetes de classe/classe social e quais sentidos circulam nas diversas áreas apresentadas, sendo analisados os verbetes em dois dicionários da língua portuguesa e cinco dicionários especializados, entre eles de política, economia e filosofia. Posteriormente, o objetivo foi entender e analisar como o conceito de classe vem sendo utilizado pelos estudantes de pedagogia da UFRJ, sendo aplicados 21 questionários teste e 78 questionários finais, que possibilitaram a coleta de dados e a análise. O objetivo final foi de entender a relação entre formação docente e classe social, tendo como base autores como Bourdieu (1966), Orso (2008), Marx e Engels (1869). A pesquisa teve como metodologia o modelo qualitativo, sendo realizado levantamento bibliográfico e estudo de caso através da aplicação dos questionários. Como resultados apontamos que somente se foi possível encontrar o verbete classe descrito como classe social nos dicionários especializados. E que confirmando a nossa hipótese inicial de pesquisa, o conceito de classe está sendo entendido pelos estudantes apenas como um critério de classificação econômica. |
Materia: | Educação Discurso Formação de professores Classes sociais |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | OLIVA, Noemi Cristina Xavier. Enunciados dicionarizados e do senso comum, a consolidação de discursos sobre classe social entre estudantes da pedagogia UFRJ e sua formação docente. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NOliva.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.