Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4250
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz, Giseli Barreto da | - |
dc.contributor.author | Silva, Amanda de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-05T15:01:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A manda de Jesus. Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4250 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5755499489661099 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Maria das Graças Chagas de Arruda | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0609119454872844 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5607229413296318 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa as concepções de ensino presentes em manuais de técnicas à luz da Didática Crítica. Busca identificar nestas produções como a dimensão técnica tem sido trabalhada, verificando se a perspectiva prescritiva permanece de forma acrítica ou se apresenta relação com as dimensões política e humana. Para efeito de análise foram utilizados três manuais didáticos, um elaborado para o ensino em uma organização militar da Marinha do Brasil, outro elaborado com base na observação e sistematização de técnicas consideradas eficazes, elaboradas e utilizadas por professores de alto desempenho docente, e outro manual que apresenta técnicas de ensino baseadas no conceito de ensino explícito e gestão dos aprendizados. Foi realizada uma análise bibliográfica a fim de responder ao questionamento central deste escrito: Quais são as concepções sobre ensino presentes em materiais didáticos destinados a trabalhar técnicas de ensino? A ênfase é puramente prescritiva ou é possível perceber indícios de articulação com as dimensões humana e político-social da Didática? Como referencial teórico foram utilizados os estudos acerca da Didática produzidos por Candau (2007), Roldão (2009), Shulman (1987) e Gauthier (2006). Uma vez analisadas, foram verificadas as divergências e convergências destas obras e sua contribuição para a formação e trabalho do professor iniciante. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AJSilva.pdf | 697.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.