Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4250
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Amanda de Jesus |
Orientador: | Cruz, Giseli Barreto da |
Resumo: | Analisa as concepções de ensino presentes em manuais de técnicas à luz da Didática Crítica. Busca identificar nestas produções como a dimensão técnica tem sido trabalhada, verificando se a perspectiva prescritiva permanece de forma acrítica ou se apresenta relação com as dimensões política e humana. Para efeito de análise foram utilizados três manuais didáticos, um elaborado para o ensino em uma organização militar da Marinha do Brasil, outro elaborado com base na observação e sistematização de técnicas consideradas eficazes, elaboradas e utilizadas por professores de alto desempenho docente, e outro manual que apresenta técnicas de ensino baseadas no conceito de ensino explícito e gestão dos aprendizados. Foi realizada uma análise bibliográfica a fim de responder ao questionamento central deste escrito: Quais são as concepções sobre ensino presentes em materiais didáticos destinados a trabalhar técnicas de ensino? A ênfase é puramente prescritiva ou é possível perceber indícios de articulação com as dimensões humana e político-social da Didática? Como referencial teórico foram utilizados os estudos acerca da Didática produzidos por Candau (2007), Roldão (2009), Shulman (1987) e Gauthier (2006). Uma vez analisadas, foram verificadas as divergências e convergências destas obras e sua contribuição para a formação e trabalho do professor iniciante. |
Palavras-chave: | Ensino Formação de professores Prática de ensino Didática |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Abr-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, A manda de Jesus. Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AJSilva.pdf | 697.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.