Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4250
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Amanda de Jesus
Orientador: Cruz, Giseli Barreto da
Resumo: Analisa as concepções de ensino presentes em manuais de técnicas à luz da Didática Crítica. Busca identificar nestas produções como a dimensão técnica tem sido trabalhada, verificando se a perspectiva prescritiva permanece de forma acrítica ou se apresenta relação com as dimensões política e humana. Para efeito de análise foram utilizados três manuais didáticos, um elaborado para o ensino em uma organização militar da Marinha do Brasil, outro elaborado com base na observação e sistematização de técnicas consideradas eficazes, elaboradas e utilizadas por professores de alto desempenho docente, e outro manual que apresenta técnicas de ensino baseadas no conceito de ensino explícito e gestão dos aprendizados. Foi realizada uma análise bibliográfica a fim de responder ao questionamento central deste escrito: Quais são as concepções sobre ensino presentes em materiais didáticos destinados a trabalhar técnicas de ensino? A ênfase é puramente prescritiva ou é possível perceber indícios de articulação com as dimensões humana e político-social da Didática? Como referencial teórico foram utilizados os estudos acerca da Didática produzidos por Candau (2007), Roldão (2009), Shulman (1987) e Gauthier (2006). Uma vez analisadas, foram verificadas as divergências e convergências destas obras e sua contribuição para a formação e trabalho do professor iniciante.
Palavras-chave: Ensino
Formação de professores
Prática de ensino
Didática
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, A manda de Jesus. Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJSilva.pdf697.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.