Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4250
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Amanda de Jesus
Tutor: Cruz, Giseli Barreto da
Resumen: Analisa as concepções de ensino presentes em manuais de técnicas à luz da Didática Crítica. Busca identificar nestas produções como a dimensão técnica tem sido trabalhada, verificando se a perspectiva prescritiva permanece de forma acrítica ou se apresenta relação com as dimensões política e humana. Para efeito de análise foram utilizados três manuais didáticos, um elaborado para o ensino em uma organização militar da Marinha do Brasil, outro elaborado com base na observação e sistematização de técnicas consideradas eficazes, elaboradas e utilizadas por professores de alto desempenho docente, e outro manual que apresenta técnicas de ensino baseadas no conceito de ensino explícito e gestão dos aprendizados. Foi realizada uma análise bibliográfica a fim de responder ao questionamento central deste escrito: Quais são as concepções sobre ensino presentes em materiais didáticos destinados a trabalhar técnicas de ensino? A ênfase é puramente prescritiva ou é possível perceber indícios de articulação com as dimensões humana e político-social da Didática? Como referencial teórico foram utilizados os estudos acerca da Didática produzidos por Candau (2007), Roldão (2009), Shulman (1987) e Gauthier (2006). Uma vez analisadas, foram verificadas as divergências e convergências destas obras e sua contribuição para a formação e trabalho do professor iniciante.
Materia: Ensino
Formação de professores
Prática de ensino
Didática
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, A manda de Jesus. Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AJSilva.pdf697.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.