Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4256
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aplicação da técnica de infravermelho na identificação e caracterização da mineralogia nos sedimentos carbonáticos em testemunho do Arquipélago de Abrolhos, Estado da Bahia
Autor(es)/Inventor(es): Farias, Alesandra Coelho
Orientador: Seoane, José Carlos Sícoli
Coorientador: Cordeiro, Renato Campello
Resumo: O complexo recifal de Abrolhos abrange uma área de aproximadamente de 6.000 km² na parte norte do banco. O Banco de Abrolhos trata-se de um alargamento da plataforma continental leste brasileiro que possui uma largura média de 50 km. O arquipélago de Abrolhos fica a 60 km a leste da cidade de Caravelas e localizado na Bacia Sedimentar de Mucuri. A mineralogia foi o principal instrumento de estudo desse trabalho, buscando obter um melhor ajuste dos dados às condições geoquímicas do ambiente deposicional e assim poder estudar a evolução do mesmo. Foi estudada a região do infravermelho médio, onde ocorrem as transições fundamentais, são assim chamadas porque a molécula passa do estado fundamental ( ou de menor energia) para o estado excitado imediatamente superior. Através das análises por espectrometria de infravermelho, ficaram definidos os principais minerais que ocorrem nos sedimentos do testemunho, são eles os carbonatos como a aragonita, calcita e dolomita, os argilominerais como a caolinita, ilita e esmectitas, e o grupo da sílica como o quartzo e a sílica amorfa. Os pulsos de caolinita foram interpretados como sendo principalmente de sedimentos resultantes da hidrólise parcial dos feldspatos, tendo como principal área fonte as próprias rochas vulcânicas das Ilhas do Arquipélago de Abrolhos. A mineralogia em geral indica deposição em ambiente de plataforma carbonática, com granulometria classificada como texturalmente como silte arenoso, predominando a deposição de calcita sobre aragonita, com períodos de redução dos carbonatos, devido a um maior aporte de terrígenos em direção ao topo.
Palavras-chave: Arquipélago de Abrolhos
Mineralogia
Infravermelho
Bacia do Espírito Santo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FARIAS, A.C.pdf2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.