Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4275
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O uso do geoprocessamento no suporte ao planejamento ambiental: estimativas de perda de solo para o estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Saulo Pedrinha
Orientador: Seoane, José Carlos Sícoli
Resumo: A natureza exerce papel fundamental na existência da humanidade, porém no processo de ocupação humana foram nítidas as alterações ocasionadas ao meio ambiente, a situação atual de perturbação tende a piorar, visto que o crescimento populacional é o fator que mais pressiona a demanda por recursos naturais e alimentos. Mudanças devem ocorrer na sociedade para suprir essa demanda. O planejamento ambiental é o método mais eficiente para lidar com tais mudanças. O Estado do Rio de Janeiro apresenta uma diversidade de ambientes: áreas urbanas e industriais, baixadas litorâneas, Serras, Mar de Morros e grandes vales, onde é possível encontrar usos da terra que variam da agricultura em larga escala (cana de açúcar), pecuária extensiva, pequenos pólos agrícolas, até grandes fragmentos conservados da mata atlântica. Para obter um diagnóstico da vulnerabilidade ambiental que considere as características geomorfológicas, pedológicas, associadas a fatores climáticos e ao uso e ocupação da terra, a utilização do geoprocessamento é de grande importância. A relativa facilidade do uso, sua abrangência e qualidade de resultados fazem desta ferramenta um grande aliado para o planejamento ambiental. Neste trabalho foi usada a Equação Universal de Perda de Solo em ambiente SIG, este modelo é usual para estimativa de erosão laminar, indicadora de vulnerabilidade do terreno, e que foi aplicada para todo o Estado do Rio de Janeiro. Verificou-se que 68,59% das terras apresentam perdas muito baixas, com valores inferiores a 10 ton/ha.ano; aproximadamente 19,09% apresentam perdas baixas com valores entre 10 e 50 ton/ha.ano,, 5,97% com perdas moderadas entre 50 e 100 ton/ha.ano, 3,67% com perdas de solo alta entre 100 e 200 ton/ha.ano e 2,68% das terras apresentam perdas muito altas com valores acima de 200 ton/ha.
Palavras-chave: Geoprocessamento
Planejamento ambiental
Equação Universal de Perda de Solo em ambiente SIG
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUIMARAES, S.P.pdf849.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.