Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4277
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Distribuição geoquímica dos elementos terras raras no regolito do depósito laterítico de Au do Igarapé Bahia, Pará
Autor(es)/Inventor(es): Nogueira, Aline da Costa
Orientador: Porto, Cláudio Gerheim
Coorientador: Almeida, Cícera Neysi de
Resumo: O depósito laterítico Igarapé Bahia está situado na Província Mineral de Carajás, Pará, Brasil. Este depósito está inserido no Grupo Igarapé Bahia composto por rochas vulcanossedimentares metamorfizadas na fácies xisto verde baixo, agrupadas no Supergrupo Itacaiúnas com idade de 2.75 Ga, que hospeda os maiores depósitos de óxido de ferro-Cu-Au desta província. O depósito está localizado na extremidade norte do corpo de minério conhecido como Acampamento Sul e compreende três zonas de alteração supergênica: a zona saprolitica que vai de 0 a 150m de profundidade; uma zona transicional, de profundidade de 150 a 200m de profundidade e por fim a zona da rocha sã que está a profundidades superiores a 250m. Este trabalho tem por finalidade estudar o comportamento dos ETR no regolito do Igarapé Bahia, comparar com dados da rocha fresca provenientes de publicações anteriores e também analisar os elementos terras raras como farejadores da mineralização. Os padrões dos ETR são semelhantes ao longo das diversas unidades, mostrando uma intensa lixiviação dos ETR. Verifica-se que os teores de ETR diminuem da base para o topo, sendo mais lixiviados nas camadas superficiais, devido maior interação com os agentes de intemperismo.
Palavras-chave: Igarapé Bahia
Elementos terras raras
Regolito
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Fev-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4277
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOGUEIRA, A.C.pdf837,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.