Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4298
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula
Autor(es)/Inventor(es): Moraes Júnior, Paulo Vieira de
Orientador: Moreira, Ligia de Farias
Resumo: Analisa a influência do uso de um laboratório alternativo com materiais de baixo custo nos ensinos fundamental e médio. Visando identificar esta influência na aprendizagem dos alunos, o presente trabalho consiste primeiramente em levantamento bibliográfico, para uma reflexão crítica da temática, num segundo momento, a aplicação de aulas baseadas em experimentos de baixo custo, com questionários aos alunos para avaliação da interpretação do fenômeno explicado em sala de aula, para posterior apresentação e análise dos dados obtidos. Entende-se que a exposição das problemáticas da vida cotidiana em sala de aula, a partir do ponto de vista destes sujeitos, é de extrema importância para a discussão do tema, uma vez que não há soluções prontas a serem aplicadas no dia a dia. Elas só surgem a partir de uma construção coletiva, embasada na teoria e na experiência pessoal e prática destes. Num outro momento, após o preenchimento do questionário, os alunos participarão de uma mostra de experimentos feitos com material de baixo custo, seguidos da explicação dos fenômenos envolvidos e de exemplos de aplicação no seu dia a dia. Ao final da apresentação, será verificado se o uso de experimentos auxilia na compreensão dos fenômenos físicos, a partir das notas ao final do segundo semestre e da avaliação da equipe pedagógica. A pesquisa foi realizada num colégio particular, situado num bairro de classe média da Zona Norte, onde o ensino de Física tem-se realizado frequentemente mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só, mas também por isso, vazios de significado. O trabalho foi desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano de 2009 e foi direcionado para 02 turmas do 9° ano, do Ensino Fundamental. Na primeira foi utilizada a metodologia tradicional de ensino, baseando-se apenas na exposição do conteúdo, sem envolver os alunos na construção deste conhecimento. Na segunda turma, de acordo com o conteúdo programático, em anexo, para cada tópico foi aplicada uma experiência, visando alcançar os objetivos do conteúdo proposto pela escola, e em seguida os alunos se reuniram em grupos para preenchimento de um questionário relacionado aos experimentos, a partir do qual foi possível avaliar qualitativamente a compreensão destes alunos sobre a matéria.
Palavras-chave: Ensino de física
Experimentos científicos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4298
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PVMoraesJunior.pdf23,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.