Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4305
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise microtectônica e metamórfica de rochas situadas nas Serras de Carrancas e Pombeiro, sul de Minas Gerais
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Priscila de Souza
Tutor: Trouw, Rudolph Allard Johannes
Resumen: Este trabalho baseou-se em dados petrográficos de 29 lâminas delgadas para proporcionar uma melhor compreensão dos aspectos metamórficos e estruturais da área de Carrancas, Sul de Minas Gerais. A área estudada encontra-se inserida na zona de interferência entre as faixas móveis Brasília e Ribeira, na borda sul do Cráton do São Francisco. Neste local afloram rochas metassedimentares da Megassequência Andrelândia que são representadas pelas unidades São Vicente, São Tomé das Letras e Campestre incluídas na Sequência Carrancas. A Sequência Serra do Turvo é representada pela unidade Santo Antônio. Novos mapas geológico e metamórfico georreferênciados foram elaborados a partir de dados coletados recentemente pela equipe da UFRJ, juntamente com informações bibliográficas. As estruturas foram agrupadas em três fases de deformação: D1, com uma clivagem ardosiana S1, observada pela orientação preferencial dos cloritóides, muscovitas e biotitas e pode ser notada quando inclusa na granada. D2 é representada pela foliação principal S2, uma clivagem de crenulação apertada ou uma clivagem ardosiana resultada de transposição. Uma fase mais nova, denominada D3 é marcada por uma crenulação, em geral suave e aberta. Em relação ao metamorfismo este trabalho modificou os limites da zona de transição entre a fácies xisto verde e anfibolito. A identificação de estaurolita em locais que anteriormente eram definidos como sendo pertencente à fácies xisto verde, foram corrigidos para fácies anfibolito. Reconhece-se ainda um metamorfismo tardio, na fácies xisto verde, marcado pela presença dos cloritóides, clorita e muscovita tardios, que se concentra na Serra do Pombeiro.
Materia: Microtectônica
Metamorfismo
Carrancas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, P.S.pdf3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.