Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4308
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gênero, mídia e estereótipos: uma análise da representação da presidenta Dilma Rousseff
Autor(es)/Inventor(es): Corrêa, Beatriz da Cruz Nascimento
Orientador: Santos, Suzy dos
Resumo: Analisa a presença de estereótipos de gênero na representação da presidenta Dilma Rousseff em revistas semanais brasileiras. O objetivo é demonstrar como as marcas de gênero presentes no discurso midiático contribuem para a perpetuação da desigualdade histórica entre homens e mulheres. Para isso, a pesquisa avalia as matérias de capa da presidenta nas revistas Veja, Época, Carta Capital e Isto é durante os três primeiros anos do mandato, ou seja, de 2011 a 2013. Para contextualizar a questão feminina hoje, o projeto também traça um histórico sobre as relações de gênero e suas transformações ao longo das últimas décadas. Além disso, o trabalho também aborda o conceito de estereótipo, como é construído, perpetuado, e como afeta a imagem das mulheres políticas na mídia.
Palavras-chave: Gênero
Representação
Meios de comunicação de massa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CORRÊA, Beatriz da Cruz Nascimento. Gênero, mídia e estereótipos: uma análise da representação da presidenta Dilma Rousseff. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BCorrêa.pdf452.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.