Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4313
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Levantamento de parâmetros hidrogeológicos para estudo da intrusão salina em aqüíferos costeiros da região litorânea do município de Maricá, RJ
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Ghislaine Medeiros de
Orientador: Silva Júnior, Gerson Cardoso da
Resumo: A área costeira de Maricá, no litoral leste do estado do Rio de Janeiro, tem na água subterrânea sua principal fonte de abastecimento. Com a crescente demanda dos recursos hídricos subterrâneos são esperados problemas de abastecimento e contaminação, além do fenômeno da intrusão de água marinha nesses aqüíferos. O recurso hídrico subterrâneo da área-alvo vem sofrendo uma degradação de sua qualidade devido ao avanço da cunha salina marinha, pelo excesso de bombeamento sem controle e também pela poluição de origem orgânica. Considerando o exposto, este estudo visa contribuir para um melhor conhecimento das características hidrogeológicas de modo a auxiliar o gerenciamento do aqüífero costeiro da área estudada. A região é composta por um aqüífero do tipo granular e a geologia local é constituída basicamente por depósitos de restinga, marinhos e flúvio marinhos de idade quaternária que ocupam a faixa litorânea, sobrepostos a um embasamento cristalino de profundidade variável. Além do estudo de dados hidrológicos previamente existentes na área, como resultados de antigas pesquisas dos próprios autores, dados de chuva, etc., realizou-se um levantamento de dados hidrogeológicos de campo em 41 poços, com medições de parâmetros físico-químicos e hidrodinâmicos (temperatura, condutividade elétrica, nível d’água, etc.). Ademais, instalou-se uma instrumentação automática para avaliação da resposta do aqüífero quanto à recarga. Os resultados indicam que os níveis de salinidade do aqüífero local tendem a ser mais elevados na sua porção SE, e também que, aparentemente, tem havido um aumento da salinização do aqüífero nos últimos anos, o que demanda ações urgentes de gestão.
Palavras-chave: Hidrogeoquímica
Intrusão salina
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4313
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA, G.M.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.