Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4326
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Autocracia burguesa e neoliberalismo no Brasil: um estudo acerca das características históricas do Estado
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Diogo Ferreira
Orientador: Maranhão, Cézar Henrique
Resumo: Estudo acerca das características autocráticas do Estado brasileiro e como elas são marcantes no atual momento de neoliberalismo. Buscando desde o período colonial, os traços de heteronomia lançam as bases para um aparelho estatal que, do Império à República, conforma-se como uma administração das classes proprietárias, sempre garantindo um afastamento dos interesses nacionais, populares e democráticos. As grandes transformações brasileiras têm continuidades que asseguram ao bloco associado ao Imperialismo uma força política interna para sua anatomia dependente. E, ainda que o fim da ditadura empresarial-militar tenha sido cercada por um amplo movimento de massas, a autocracia burguesa é constitutiva dos governos neoliberais, revelando sua essência ainda que sem as máscaras ditatoriais ou o tacão militar no poder.
Palavras-chave: Capitalismo
Neoliberalismo
Política social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO, Diogo Ferreira. Autocracia burguesa e neoliberalismo no Brasil: um estudo acerca das características históricas do Estado. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DFMachado.pdf676.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.