Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4384
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Sub-registro: circunstância que inviabiliza o indivíduo de exercer sua cidadania e as contribuições do serviço social para o seu enfrentamento: relato de uma experiência
Autor(es)/Inventor(es): Cavalcante, Maria das Dores B. da Silva
Tutor: Cavalcanti, Cecília Paiva Neto
Resumen: Discorre sobre a problemática do sub-registro à luz da sistematização de um projeto de intervenção, experiência empreendida pela equipe do Serviço Social do Hospital Maternidade Alexander Fleming (HMAF), unidade pública vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo universo foram usuárias/puérperas internadas na unidade, e/ou responsáveis relacionados com ausência de documentos de identificação. Usando a dimensão investigativa, percebeu-se que apesar dos esforços de órgãos públicos, os recorrentes casos de sub-registro vêm causando preocupação por parte das autoridades governamentais internacionais e nacionais, vinculadas aos direitos humanos, implicando aos três níveis do governo brasileiro, a elaboração de programas, projetos e políticas sociais que atendam às demandas que surgem desse processo. A elaboração do Projeto de Intervenção “Visibilidade cidadã: atuação do Assistente Social junto às famílias dos recém-natos que não apresentaram documentação civil no HMAF”, possibilitou conhecer/traçar o perfil das usuárias relacionadas à falta de documento de identificação civil; analisar como sobrevivem estas pessoas no tocante à saúde, educação e economicamente, e as atribuições do Serviço Social diante dos fatos relacionados. Pelo exercício profissional, mesmo a nível micro, contribuiu-se com a redução do subregistro, ampliando de certa forma, o exercício da cidadania de pessoas envolvidas nessa situação – gestantes, puérperas e familiares que utilizaram os serviços da unidade.
Materia: Direitos humanos
Cidadania
Registro civil
Puerpério
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-dic-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CAVALCANTE, Maria das Dores B. da Silva. Sub-registro: circunstância que inviabiliza o indivíduo de exercer sua cidadania e as contribuições do Serviço Social para o seu enfrentamento: relato de uma experiência. 2014. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MBDores.pdf3.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.