Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4393
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação da estabilidade oxidativa de biodiesel e suas misturas com diesel através da Calorimetria Exploratória Diferencial Pressurizada (PDSC)
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Bruno Dias de Castro Ferreira dos
Tutor: Miranda, Jussara Lopes de
Tutor : Teixeira, Roberta Miranda
Resumen: O teor de biodiesel no diesel tende a aumentar cada vez mais no Brasil, tendo como objetivos diminuir o custo com a importação do diesel e aumentar a parcela de uso de energia renovável. Entretanto, a baixa estabilidade oxidativa do biodiesel ainda é uma barreira para sua ampla aceitação comercial. Portanto, é de fundamental importância que se desenvolvam testes de oxidação acelerada capazes de avaliar essa importante propriedade, tanto para o biodiesel puro, quanto para suas misturas com o diesel. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é avaliar a estabilidade oxidativa do biodiesel, do diesel e de suas misturas através da calorimetria exploratória diferencial pressurizada (PDSC). Foram avaliadas amostras B0, B7, B20 e B100 (biodiesel e diesel S10 e S500 comercias) através de curvas isotérmicas e não-isotérmicas do PDSC, comparando os resultados com o Rancimat, método atualmente utilizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram obtidos resultados coerentes com o Rancimat, sendo identificados os fatores que influenciam significativamente na estabilidade oxidativa das misturas e o impacto causado pela adição do biodiesel.
Materia: Óleo diesel
Biodiesel
Rancimat
Estabilidade oxidativa
Calorimetria exploratória diferencial pressurizada (PSDC)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruno Dias-min.pdf682.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.