Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4403
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A imagem do serviço social para os novos alunos da Escola de Serviço Social da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Brasil, Irwing de Araujo
Orientador: Sousa, Charles Toniolo de
Resumo: Assim como a profissão, a imagem do Serviço Social se transformou ao longo de sua trajetória histórica. Inicialmente concebido como evolução da ajuda pela sociedade, assim como pelos assistentes sociais. Apenas no transcorrer do ciclo autocrático burguês que a categoria profissional romperia com a concepção tradicional do Serviço Social e construiria uma nova autoimagem para a profissão. Esta que se consolidou na década de 1990, e desde então luta por reconhecimento da sociedade. Atualmente, a imagem do Serviço Social representa esta tensão entre o velho e o novo Serviço Social. Os alunos da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por sua vez, são atraídos para o curso portando esta imagem tensionada da profissão. Elementos do Serviço Social tradicional se mesclam com a nova autoimagem da profissão.
Palavras-chave: Serviço social
Política social
Formação profissional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BRASIL, Irwing de Araujo. A imagem do serviço social para os novos alunos da Escola de Serviço Social da UFRJ. 2015. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IABrasil.pdf571.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.