Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4425
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um debate acerca do papel coercitivo do estado burguês: o processo de implementação das UPP’s no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Macedo, Ana Caroline Ferreira
Custódio, Letícia Fernanda de Oliveira
Orientador: Corleto, Alejandra Pastorini
Resumo: Este estudo objetiva compreender a funcionalidade do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s), que está sendo implantado no Rio de Janeiro desde 2008. E desvendar quais os interesses que alavancaram o programa. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, realizado através da leitura crítica de livros, documentos oficiais e reportagens de jornais buscando analisar os elementos necessários para o entendimento do Estado burguês na sociedade contemporânea, da violência e do modus operandi da segurança pública no Rio de Janeiro. Para tanto, o presente trabalho investiga como as transformações societárias da contemporaneidade rebatem no cotidiano da classe trabalhadora e nas estratégias utilizadas pelo Estado na serventia de manutenção da sociedade burguesa. O trabalho apresenta também uma análise sobre o processo de criminalização da pobreza no Rio de Janeiro e, especialmente, das favelas cariocas.
Palavras-chave: Políticas públicas
Segurança pública
Classes sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Jan-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACEDO, Ana Caroline Ferreira; CUSTÓDIO, Letícia Fernanda de Oliveira. Um debate acerca do papel coercitivo do estado burguês: o processo de implementação das UPP’s no Rio de Janeiro. 2015. 82 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACEDO e CUSTÓDIO.pdf868.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.