Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/444
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa
Author(s)/Inventor(s): Jasmim, Camila Chalhoub Silva Fortuna
Advisor: Mattos, Beatriz Jaguaribe de
Abstract: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a construção do mito na sociedade contemporânea, bem como a relação deste com a mídia. A partir da análise do fenômeno midiático Xuxa, responsável por influenciar os hábitos de conduta e consumo de toda uma geração de brasileiros, alcançando sucesso mundial, o intuito é captar a maneira através da qual o mito é construído e propagado pela mídia durante o século XX. Pretende-se, ainda, neste estudo, vislumbrar os efeitos que o mito midiático exerce nas relações de consumo e na formação de identidades dentro da sociedade atual. Para isso, serão explorados os contextos sociais e econômicos que permeavam a comunidade brasileira nos anos 80, além do grande impacto da televisão nas estruturas sociais - fatores estes que possibilitaram a atuação de Xuxa no imaginário nacional e a obtenção de projeção massiva por meio da exibição do programa infantil "Xou da Xuxa", veiculado pela Rede Globo.
Keywords: Mídia
Televisão
Consumo
Xou da Xuxa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: JASMIM, Camila Chalhoub Silva Fortuna. A construção do mito: uma análise do fenômeno midiático Xuxa. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia versão final (8).pdf982,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.