Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/447
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O fim da História é sem fala
Autor(es)/Inventor(es): La Banca, Larissa Antonieto Armstrong
Tutor: Capeller, Ivan
Resumen: Com intuito de discutir a problemática sociedade imagética, de consumo, tecnológica e virtualizada, incipiente em meados do século XX, este trabalho analisa a polêmica ideia sobre o fim da História a partir de uma nova bandeira: o fim da história é sem fala. Os novos media, germinaram um excesso de informação e de imagens, que alteram o imaginário social do homem contemporâneo. Alguns autores afirmam que esse processo contribui para a overdose de hoje – anulando o passado e inserindo o homem em um presente eternizado. Pro meio de uma análise filosófica e histórica, perpassamos o desenvolvimento da linguagem desde a oralidade, antes de chegarmos ao espetacular patamar em que a porção ocidental do mundo descambou. Traçar-se-ão algumas diferenças entre a percepção e o conceito de História, num primeiro momento, bem como uma análise da temporalidade na conjuntura pós-moderna, no segundo. Em seguida, introduziremos a importância da linguagem e dos meios de comunicação interpessoais, demonstrando que a História só existe na medida em que houver linguagem (e esforços) para transmiti-la. Por último, partindo do pressuposto de que o mundo ocidental vivencia uma crise da lecto-oralidade, diante da primazia da técnica e das ferramentas audiovisuais, buscamos sua relação com a hiperaceleração contemporânea e o desenraizamento do homem pós-moderno. Se o presente é responsável por interpretar e dar sentido ao decorrido, como perpetuar a História na pós-modernidade, tempo em que nada mais se pergunta ao passado?
Materia: Mídia
Modernidade
História
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 30-nov-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LA BANCA, Larissa Antonieto Armstrong. O fim da História é sem fala. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia- Larissa Antonieto Armstrong La Banca.pdf728.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.