Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4591
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do potencial de rochas e minerais alternativos aos fertilizantes convencionais do estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Siqueira, Cátia de Oliveira
Orientador: Coelho, José Mário
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar o uso de fertilizantes alternativos, no estado do Rio de Janeiro, bem como a demanda atual e futura de fertilizantes no Brasil. Os solos brasileiros são pobres em nutrientes, necessitando de quantidades significativas de fertilizantes: Nitrogênio —N— Fósforo —P— e Potássio —K. O Brasil é um dos maiores importadores de fertilizantes do mundo, devido à dimensão da sua indústria agrícola, à insuficiente produção de nutrientes agrícolas e às características dos seus solos, pobres em fósforo e potássio. O país possui percentuais modestos das reservas e produção mundiais, inferiores a 5%, enquanto a importação de agrominerais aumenta a cada ano. Visando contribuir para reduzir o consumo de fertilizantes, que requerem elevado consumo de energia para sua fabricação, pode-se utilizar a rochagem. Esta técnica pode melhorar a produtividade e qualidade de muitos cultivares, principalmente nas pequenas e médias propriedades. Há diversas experiências bem sucedidas na aplicação de rochas e minerais alternativos, em diversas localidades do mundo. Estes fatos justificam o desenvolvimento de novas fontes e rotas tecnológicas para produção de fertilizantes e insumos minerais aplicados à indústria agrícola. Com relação ao estado do Rio de Janeiro, foi realizado um levantamento de possíveis rejeitos de mina (produção de brita, rochas ornamentais), para uso como fertilizantes alternativos, de litologias e minerais que podem ser utilizados em rochagem e daqueles que, pelas suas características químicomineralógicas, tem potencial para remineralização do solo. O estado do Rio de Janeiro possui uma grande variedade de rochas, minerais e rejeitos de minas, com potencial de aplicação como fertilizantes alternativos na agricultura.
Palavras-chave: Agrominerais
Fertilizantes Alternativos
Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIQUEIRA, C.O.pdf636.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.