Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4633
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
Autor(es)/Inventor(es): Costa, João Victor Guimarães
Orientador: Morais, Isabela Nogueira de
Resumo: Pesquisa desenvolvida tendo como dois principais objetivos: o de fornecer ao leitor uma descrição do funcionamento do sistema de educação na China, detalhando suas principais características; e de entender que tipo de sistema de bem-estar pode estar emergindo no país utilizando as categorias convencionais das principais teorias de bem-estar na análise do caso da educação. Ao analisar a trajetória histórica das políticas educacionais chinesas e o seu momento atual utilizando como referência os dados do China Statistical Yearbook e as principais pesquisas disponíveis sobre o tema encontramos fortes evidências para associar o modelo educacional chinês ao regime conservador-coorporativo desenvolvido por Gösta EspingAndersen. Além disso, a educação no país também possui traços do que se convencionou chamar de vertente seletiva do modelo produtivista proposto pelos autores Hu-juck Kwon, Thandika Mkandawire e Joakim Palme em suas análses sobre os sistemas de bem-estar no Leste Asiático.
Palavras-chave: Educação
Bem-estar social
China
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4633
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