Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4633
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
Autor(es)/Inventor(es): Costa, João Victor Guimarães
Tutor: Morais, Isabela Nogueira de
Resumen: Pesquisa desenvolvida tendo como dois principais objetivos: o de fornecer ao leitor uma descrição do funcionamento do sistema de educação na China, detalhando suas principais características; e de entender que tipo de sistema de bem-estar pode estar emergindo no país utilizando as categorias convencionais das principais teorias de bem-estar na análise do caso da educação. Ao analisar a trajetória histórica das políticas educacionais chinesas e o seu momento atual utilizando como referência os dados do China Statistical Yearbook e as principais pesquisas disponíveis sobre o tema encontramos fortes evidências para associar o modelo educacional chinês ao regime conservador-coorporativo desenvolvido por Gösta EspingAndersen. Além disso, a educação no país também possui traços do que se convencionou chamar de vertente seletiva do modelo produtivista proposto pelos autores Hu-juck Kwon, Thandika Mkandawire e Joakim Palme em suas análses sobre os sistemas de bem-estar no Leste Asiático.
Materia: Educação
Bem-estar social
China
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JVGCosta.pdf697.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.