Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4633
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social? |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, João Victor Guimarães |
Orientador: | Morais, Isabela Nogueira de |
Resumo: | Pesquisa desenvolvida tendo como dois principais objetivos: o de fornecer ao leitor uma descrição do funcionamento do sistema de educação na China, detalhando suas principais características; e de entender que tipo de sistema de bem-estar pode estar emergindo no país utilizando as categorias convencionais das principais teorias de bem-estar na análise do caso da educação. Ao analisar a trajetória histórica das políticas educacionais chinesas e o seu momento atual utilizando como referência os dados do China Statistical Yearbook e as principais pesquisas disponíveis sobre o tema encontramos fortes evidências para associar o modelo educacional chinês ao regime conservador-coorporativo desenvolvido por Gösta EspingAndersen. Além disso, a educação no país também possui traços do que se convencionou chamar de vertente seletiva do modelo produtivista proposto pelos autores Hu-juck Kwon, Thandika Mkandawire e Joakim Palme em suas análses sobre os sistemas de bem-estar no Leste Asiático. |
Palavras-chave: | Educação Bem-estar social China |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JVGCosta.pdf | 697.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.