Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4653
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A dimensão moral e comportamental da obra de Adam Smith
Autor(es)/Inventor(es): Cabral, Daniel Pereira
Orientador: Possas, Maria Silvia
Resumo: Apresenta os conceitos principais da teoria moral de Adam Smith presente em sua obra Teoria dos Sentimentos Morais, contrapondo seu legado intelectual às ideias equivocadas de que o autor era um defensor do comportamento humano auto interessado como adequado e produtivo socialmente. Além disso, busca-se discutir brevemente o surgimento e os principais resultados do crescente campo de pesquisa da Economia Comportamental. Finalmente, busca-se interpretar esses resultados à luz da obra de Adam Smith e suas discussões sobre a natureza do julgamento moral e a análise do comportamento humano.
Palavras-chave: Smith, Adam, 1723-1790
Teorias econômicas
Desenvolvimento moral
Comportamento social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA::TEORIA GERAL DA ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_VersãoFinal (1) (1).pdf600.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.