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http://hdl.handle.net/11422/4656
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A participação dos museus na formação histórica e cultural e na construção identitária do cidadão brasileiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Impronta, Rosemary de Fátima Turque |
Orientador: | Reis Neto, Synval de Sant'Anna |
Resumo: | Reflexão sobre a participação dos museus na formação história e identitária do povo brasileiro e disserta em seus capítulos sobre as noções de pátria e de nação e os elementos identificadores da nacionalidade do indivíduo. Tem desenvolvido também as formas, ou a forma, de povoamento e de governo que nos diferem ou nos assemelham com outros povos e seus reflexos na formação da sociedade atual. As origens da sociedade brasileira e seus desmembramentos até a concepção de povo brasileiro que temos hoje são trabalhadas de forma a destacar a múltipla herança racial da nossa população, que se difere ou se assemelha, com outros povos de outras nações no mundo e o que essa miscigenação pode influir no reconhecimento de nossa história e cultura e na nossa formação identitária. Assim como o caráter de obra criadora originalmente negra de nosso povo, que difere das origens americanas do norte e da maioria dos países da América do Sul, perde-se na valoração ainda tardia das riquezas culturais e históricas dos brasileiros. O relativismo cultural também existente nas diversas esferas de nossa sociedade nos ajuda a compreender ou a refutar a concepção do que seja cultura em nosso relacionamento familiar e social. Para a maioria dos teóricos o fato de nossa cultura ser abstrata dificulta, como a música e as festas nacionais e regionais, e fragmenta a nossa identidade cultural, haja vista os viéses e a estrutura governamental, da colonização até os dias atuais, e as práticas educacionais utilizadas através de décadas na formação intelectual do povo brasileiro. Trata, este trabalho também a 4 forma como cada cidadão como unidade de sua família ou cada sociedade a que pertença lida com a herança cultural de seus ascendentes. A relação da língua brasileira com a cultura e a identidade dos brasileiros e como a evolução da escrita e da fala foi absorvida ou desenvolvida pela população, não só através dos signos utilizados e de estudo sobre a herança cultural de outros povos, mas também, da exposição de números obtidos através de anos de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são trabalhados de forma a embasar nosso entendimento. A participação das unidades de ensino e o reconhecimento dos museus como entidades voltadas para a educação tendo como indicadores 144 (cento e quarenta e quatro) alunos dos níveis fundamental, médio e superior de algumas unidades de ensino da zona sul do Rio de Janeiro fortaleceram a ideia da importância dos museus como participante da formação histórica e cultural e na construção identitária do cidadão brasileiro. |
Palavras-chave: | Identidade cultural História do Brasil Museus |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jun-2009 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Administração |
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