Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4710
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Energia solar no Brasil: geração distribuída nos setores comercial e industrial
Autor(es)/Inventor(es): Vidal, Adriana Lopes
Orientador: Mathias, João Felippe Cury Marinho
Resumo: A preocupação com questões ambientais e com o desenvolvimento sustentável tem ocupado cada vez mais lugar nas discussões acerca de temas como planejamento econômico, industrial e energético. No que se refere à geração de energia, as fontes comumente utilizadas são os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural), energia nuclear e as hidrelétricas. Com o tempo o uso de painéis fotovoltaicos se difundiu para outras áreas e foi ganhando espaço como uma alternativa sustentável de geração de energia em residências, comércios, indústrias e nos mais diversos estabelecimentos. Este analisa o cenário geral de Geração Distribuída no Brasil com foco em energia solar fotovoltaica. O principal questionamento foi sobre quais seriam os possíveis impactos econômicos para o país com a tendência de aumento da geração distribuída de energia solar em estabelecimentos comerciais e/ou industriais. Para se chegar a essa discussão, no entanto, se fez necessário passar pelo cenário mundial de geração de energia solar, analisar a regulação específica para geração distribuída vigente no Brasil e compreender a atual participação do comércio e a indústria na geração de energia solar.
Palavras-chave: Energia solar
Geração de energia elétrica
Distribuição de energia elétrica
Impactos Econômicos
Sustentabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia 2017.1 - Adriana Lopes Vidal.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.