Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4712
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estado e movimentos trabalhistas: sindicalização, negociações coletivas e greves na china pós-deng
Autor(es)/Inventor(es): Siqueira, Ana Carolina Sarmento Peluso de
Orientador: Morais, Isabela Nogueira de
Resumo: Examina como o Partido-Estado chinês tem lidado com os movimentos trabalhistas que eclodiram em decorrência do ressurgimento de um mercado de trabalho urbano com características capitalistas no país, tendo em perspectiva que foi o próprio Partido-Estado o condutor do processo de formação deste mercado como parte de sua estratégia de acumulação. A análise é feita em termos de uma dinâmica própria do capitalismo – descrita por Beverly J. Silver por meio do arcabouço teórico marxiano e polanyiano –, que emerge a partir da “mercadorização” da força de trabalho e que, ao originar resistência por parte dos trabalhadores, dá ensejo a uma “desmercadorização”, implementada pelos Estados sob diversas formas. Olharemos para a China à procura de sinais dessa dinâmica após a ascensão de Deng Xiaoping, identificando e qualificando os movimentos de trabalhadores que têm despontado no país e vendo como esses movimentos vêm provocando reações “desmercadorizantes” por parte do Partido-Estado. Especificamente, abordaremos duas saídas “desmercadorizantes” adotadas desde as reformas econômicas, a sindicalização e as negociações coletivas, que compõem, junto às greves (e outras ações coletivas de trabalhadores), as dimensões de organização da resistência dos trabalhadores.
Palavras-chave: Movimento operário
Trabalhadores
Sindicalismo
Economia política
China
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::SINDICATOS, DISSIDIOS COLETIVOS, RELACOES DE EMPREGO (EMPREGADOR/EMPREGADO)
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4712
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSPSiqueira.pdf641,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.