Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4712
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estado e movimentos trabalhistas: sindicalização, negociações coletivas e greves na china pós-deng
Autor(es)/Inventor(es): Siqueira, Ana Carolina Sarmento Peluso de
Tutor: Morais, Isabela Nogueira de
Resumen: Examina como o Partido-Estado chinês tem lidado com os movimentos trabalhistas que eclodiram em decorrência do ressurgimento de um mercado de trabalho urbano com características capitalistas no país, tendo em perspectiva que foi o próprio Partido-Estado o condutor do processo de formação deste mercado como parte de sua estratégia de acumulação. A análise é feita em termos de uma dinâmica própria do capitalismo – descrita por Beverly J. Silver por meio do arcabouço teórico marxiano e polanyiano –, que emerge a partir da “mercadorização” da força de trabalho e que, ao originar resistência por parte dos trabalhadores, dá ensejo a uma “desmercadorização”, implementada pelos Estados sob diversas formas. Olharemos para a China à procura de sinais dessa dinâmica após a ascensão de Deng Xiaoping, identificando e qualificando os movimentos de trabalhadores que têm despontado no país e vendo como esses movimentos vêm provocando reações “desmercadorizantes” por parte do Partido-Estado. Especificamente, abordaremos duas saídas “desmercadorizantes” adotadas desde as reformas econômicas, a sindicalização e as negociações coletivas, que compõem, junto às greves (e outras ações coletivas de trabalhadores), as dimensões de organização da resistência dos trabalhadores.
Materia: Movimento operário
Trabalhadores
Sindicalismo
Economia política
China
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::SINDICATOS, DISSIDIOS COLETIVOS, RELACOES DE EMPREGO (EMPREGADOR/EMPREGADO)
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: oct-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACSPSiqueira.pdf641.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.